Curso Interpretação do Eletrocardiograma

Curso exclusivo com certificação UniCosta/CEPESAUDE

Curso Interpretação do Eletrocardiograma

Baseado em 0 avaliações
  • 104 Horas de duração
  • 0 Aulas
  • 5 Módulos
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 6x R$ 45,48 (ou R$ 247,50 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Cuidados ao paciente crítico.
Prof. Willian Camargo de Carvalho

As doenças cardiovasculares são as responsáveis por uma porcentagem importante de mortes no Brasil e no mundo. Sabe-se que a identificação precoce e a terapêutica adequada são diferenciais na sobrevida do paciente. Neste cenário o profissional enfermeiro se destaca como essencial participante desde os processos de prevenção, até as tratativas sejam elas na atenção básica ou no cuidado avançado intra hospitalar. Ao final do curso básico de interpretação do eletrocardiograma você deverá ser capaz de reconhecer o traçado eletrocardiográfico, identificar as ondas e complexo, contar a frequência cardíaca, detectar alterações como arritmias, taquiarritmias, bradiarritmias, infarto, distúrbios eletrolíticos entre outros.

Objetivos

Capacitar e/ ou aprimorar o aluno com relação a leitura e interpretação do eletrocardiograma normal e suas principais alterações;
Ampliar e/ou revisar os conhecimentos adquiridos em curso de formação inicial;
Desenvolver o raciocínio clínico para execução segura, respeitando os princípios éticos, morais e legais;
Entender e aplicar a prática baseada em evidências;
Desenvolver a prática para treino de habilidades manuais.


Programa


O eletrocardiograma
Repouso
Contração
Despolarização
Repolarização
Onda P
Nódulo AV
Nódulo SA
Ramos
Fibras de Purkinje
Complexo QRS
Ondas Q, R, S
Segmento ST
Onda T
Papel milímetrado
Altura e profundidade
Defexões positivas e negativas
Derivações periféricas
Derivacões precordiais
Derivacões direitas, esquerdas e septal
Frequência cardiáca
Marca passos potenciais
Marca passos ectópicos
Taquicardia sinusal
Contagem da frequência cardiáca no ECG
Bradicardia Sinusal
Rítmo
Extra sistoles
Bloqueio
Arrítmia sinusal
Fibrilalação atrial
Arritmia sinusal
Extra sístole ventricular
Bigeminismo
Trigeminismo
Taquicárdia paroxística
Flutter atrial
Flutter Ventricular
Fibrilação ventricular
Taquicárdia supraventricular
Taquicárdia ventricular nao sustentada
Bloqueio de ramo direito
Bloqueio de ramo esquerdo
Hipertrofia
Infarto
Infarto anterior
Infarto lateral
Infarto inferior
Infarto posterior
Distúrbios eletrolíticos

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Enfermeiros e graduandos do curso de enfermagem.

Prof. Willian Camargo de Carvalho
"Cuidados ao paciente crítico."

           

Enfermeiro graduado pela escola de enfermagem da faculdade de São Paulo, cursou enfermagem na assistência ao adulto em unidade de terapia de intensiva , docência do ensino médio e superior em enfermagem pela Universidade Nove de Julho, e  gerenciamento em enfermagem pela Universidade Anhembi Morumbi. Habilitação em via aérea difícil pela Faculdade de Medicina da USP e suporte avançado de vida em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia de São Paulo. Atuou como docente na escola de enfermagem da Cruz Vermelha brasileira, Centro de Ensino e Pesquisas Drº João Amorim -  Cejam. Instituto educacional de Osasco, e Colégio São Bento. Atualmente é diretor de enfermagem no Cepe Pesquisa, Ensino e Gestão em Saúde, professor convidado da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e  docente nos cursos de pós graduação em urgência e emergência e UTI Adulto da UniCosta. Atuou nas equipes de enfermagem em unidades de emergência e unidades de terapia intensiva nos hospitais: Cruzeiro do Sul; hospital Universitário da USP; instituto de assistência medica ao servidor publico estadual IAMSPE; Instituto do câncer do estado de São Paulo ICESP; hospital AC Camargo; Fundação Faculdade de Medicina; hospital Sírio libanês; hospital São Luiz; instituto do coração do h.c.f.m.u.s.p - INCOR; hospital das clinicas da fmusp; e hospital Santa Marcelina todos em unidade de urgência e emergência e/ou  terapia intensiva do adulto. Atuou no complexo hospitalar Santo Expedito, hospital Unimed e prefeitura Municipal de Barueri  como gestor interino dos serviços de enfermagem (RT). Experiência em enfermagem, com ênfase em AMIB amib (associação de medicina intensiva brasileira), e da ABRALE- associação brasileira de linfomas).

Certificado de Conclusão reconhecido pelo MEC e com validade em todo o território Nacional para todos os fins de direito. Fundamentação Legal: Lei nº 9394/96, Decreto nº 5.154/04, Deliberação CEE 14/97, Indicação CEE 14/97, Decreto 2.294/98 e Decreto nº 2.2028/97.

Conteúdo Programático

O eletrocardiograma
Repouso
Contração
Despolarização
Repolarização
Onda P
Nódulo AV
Nódulo SA
Ramos
Fibras de Purkinje
Onda P
Complexo QRS
Ondas Q, R, S
Segmento ST
Onda T
Papel milímetrado
Altura e profundidade
Defexões positivas e negativas
Derivações periféricas
Derivacões precordiais
Derivacões direitas, esquerdas e septal
Frequência cardiáca
Marca passos potenciais
Marca passos ectópicos
Taquicardia sinusal
Contagem da frequência cardiáca no ECG
Bradicardia Sinusal
Rítmo
Extra sistoles
Bloqueio
Arrítmia sinusal
Fibrilalação atrial
Arritmia sinusal
Extra sístole ventricular
Bigeminismo
Trigeminismo
Taquicárdia paroxística
Flutter atrial
Flutter Ventricular
Fibrilação ventricular
Taquicardia supraventricula
Taquicardia ventricular nao sustentada
Bloqueio de ramo direito
Bloqueio de ramo esquerdo
Hipertrofia
Infarto
Infarto anterior
Infarto lateral
Infarto inferior
Infarto posterior
Distúrbios eletrolíticos

Dúvidas Frequentes

Diuturnamente os profissionais de saúde lidam com inúmeras situações relacionadas ao processo saúde / doença, em muitas situações nossos pacientes encontram-se monitorizados a beira leite, o que proporciona ao profissional a chance de entender o funcionamento e ou alterações relacionados a elétrica e mecânica cardíaca. Neste contexto é fundamental que o profissional de saúde que presta assistência, principalmente ´pacientes críticos seja familiarizado com este procedimento.
O certificado é válido Nacionalmente, inclusive para horas complementares e participação em processos seletivos. Seu currículo será valorizado! Certificado de Conclusão reconhecido pelo MEC e com validade em todo o território Nacional para todos os fins de direito. Fundamentação Legal: Lei nº 9394/96, Decreto nº 5.154/04, Deliberação CEE 14/97, Indicação CEE 14/97, Decreto 2.294/98 e Decreto nº 2.2028/97.
É fundamental que todo profissional de saúde o conheça. Diga-se de passagem em muitos processos seletivos, as questões são relacionadas ao traçado eletrocardiográfico, e essencialmente o profissional de saúde deve possuir as condições mínimas para identificar e intervir junto a equipe multiprofissional nas alterações relacionadas ao sistema cardiológico que são evidenciadas na leitura do eletrocardiograma.
Poderão realizar este curso os profissionais e estudantes da área de saúde que já atuam ou pretendem atuar na assistência de saúde. Sugerimos que minimamente o aluno já tenha cursado as disciplinas de anatomia e fisiologia / propedêutica
Neste curso abordaremos: a) Revisão da anatomia e fisiologia cardíaca; b) Revisão do aparelho circulatório; c) O papel milimetrado e sua importância; d) Sistemas de condução elétrica cardíaca; e) Atividade elétrica x atividade mecânica; f) Despolarização e repolarização; g) Contração atrial e onda P; h) Contração ventricular e complexo QRS; i) Derivações precordiais e topografias visualizadas; j) Derivações periféricas e topografias visualizadas; k) Deflexões; l) Pausa e seguimento ST; m) Fase de repouso e onda T; n) Conceito de ciclo cardíaco; o) Frequência; p) Contagem da frequência no ECG; q) Ritmos rápidos; r) Ritmos lentos; s) Bloqueios; t) Taquiarritmias; u) Bradiarritmias; v) Infarto; w) Hipertrofia; x) Alguns distúrbios eletrolíticos; y) Diagnóstico diferencial
O curso de Eletrocardiograma da Unicosta, foi especialmente desenvolvido para que o aluno possa absorver o máximo possível de conteúdo. Neste conceito, você participará de vídeo aulas, fará leitura de materiais digitais, responderá á questionários e/ou atividades dissertativas e ainda participará de um foro com o próprio professor! Se mesmo assim ainda se sentir inseguro (a) , fique tranquilo, pois você poderá falar em particular com o professor através de canais on line e participar da tutoria.
Sim, e você o receberá ao final do curso mediante aprovação.
O curso é composto por atividades que valem nota e presença. Essas atividades devem ser cumpridas em minimamente 70 %
Nós entendemos que trabalhar, estudar e realizar outras atividades não é nada fácil. Por isso, ao aluno que cumprir todas as atividades e mesmo assim não conseguir nota, será gratuitamente disponibilizado uma nova oportunidade no módulo.
Após iniciado, o curso terá uma duração aproximada de 6 meses.
A carga horária total do curso é de 105 horas.
Sem dúvida. O certificado poderá ser apresentado a coordenação de seu curso para cumprimento das horas complementares.
Voltar ao topo